"A Performance é uma modalidade de artes visuais que, assim como o happening, apresenta ligações com o teatroe, em algumas situações, com a música, poesia, o vídeo.
Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores. Assim, como geralmente possui um "roteiro" previamente definido, é passível de ser reproduzida fielmente, em outros momentos ou locais.
Como muitas vezes a performance é realizada para uma platéia restrita ou mesmo ausente, seu conhecimento depende de registros através de fotografias, vídeos e/ou memoriais descritivos."
Entendido o tipo de trabalho que deveríamos fazer, fomos à escolha de um local pertencente à escola para fazê-lo. Optamos pelo jardim frontal, pois chamou-nos a atenção o contraste entre os meios natural e construído. Esse foi o mote à escolha do tema: o surgimento da cidade em contraposição à natureza previamente existente.
Como explorar esse tema usando somente da expressão corporal? Não podíamos usar da fala nem de atuação teatral, pois essa nao era a proposta. Nosso grupo era composto de quatro homens e uma mulher. Paula Bruzzi, a mulher, representaria a sociedade - criadora das cidades - enquanto os homens seriam prédios figurativos, representadores da cidade em si.
O enredo desenrola-se da seguinte maneira: Paula cria a cidade e, quando vê, está aprisionada nela. Sente necessidade de natureza, mas esta já não está mais ali. Seu lugar foi tomado pelos prédios e ruas. Paula consegue escapar da cidade e se refugia na natureza. Não demora muito até que ela perceba que já nao consegue viver mais sem tudo aquilo que construiu. A performance termina com uma mensagem de esperança: Paula consegue unir o que há de melhor nos dois meios, levando a cidade para perto da natureza.
Abaixo, algumas fotos de nossa performance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário