O texto do professor Alexandre Menezes confirma o que os professores de Informática e Plástica já tinham nos dito: a experiência com o computador no curso de Arquitetura não se deve resumir ao aprendizado de funções ou de mecanismos de softwares. Ao ouvir isso pela primeira vez, fiquei assustado, pois minhas expectativas eram baseadas exatamente no que eles disseram que não aconteceria. O que os professores apenas disseram, o texto aprofundou e discutiu.
Tanto o texto como a fala dos professores podem ser sintetizados, grosseiramente, em uma frase: deve-se ensinar os alunos a aprender a usar o computador. Isto é, exalta-se a investigação, para que, na produção de arquitetura, sejam encontradas as melhores maneiras de representá-la.
As aulas de desenho são essenciais para que se faça melhor proveito de softwares como CAD. Isso ocorre porque, segundo Menezes, a informática mudou pouco a maneira como se projeta. As bases, raciocínios e funções dos programas são todas retiradas da maneira como se trabalha no papel. Está aí espaço para uma verdadeira revolução. Há carência de um programa especializado em arquitetura que inove na maneira de se conceber um projeto.
Concluo que o ensino da informática na arquitetura deve se dar desde o princípio, mas com algumas restrições. Aprender a operar softwares CAD, por exemplo, deve ser tarefa para alunos com pelo menos um ano de curso, já que, no computador, o processo criativo é inibido. Primeiramente, os alunos devem ser instigados a ser criativos e a se acostumar com o ambiente computacional. Após isso, insere-se o CAD. Dessa maneira, estariam unidas as principais benesses de cada campo representativo.
3 comentários:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45567724
comunidade da nossa turma no orkut,
o nome eh esse pra evitar veteranos enxeridos...
abraço
Me gusta su página, que está haciendo un muy buen trabajo!
achei paia a comunidade privada ai em cima hahahaha !! mas ta, eu me conformo!!
so pq eu falei que ia comentar ne?
aham, senta lá!
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