sábado, 22 de março de 2008

Intervenção na sala de plástica

Já assistiram ao programa de TV “Extreme Makeover Home Edition”? Pra quem não sabe, nele, um grupo de uns 5 designers têm apenas 7 dias pra fazer uma reforma total – do projeto à execução e entrega - na casa de alguma família necessitada. Nosso último trabalho de plástica pode ser considerado um Extreme Makeover em miniatura. Tira-se o dinheiro dos patrocínios, diminui-se o prazo para 3 dias e a escala do projeto e tem-se nossa missão: alterar completamente o espaço da sala de plástica. A turma foi dividida em 7 grupos. Cada um deveria fazer uma área específica: Foyer, Sala de Aula, Estudo, Descanso, Exposição, Ateliê e Projeção, usando basicamente o que já havia na sala, pouco dinheiro, muita criatividade e suor.

Vou me ater ao espaço da sala de aula, que era o do meu grupo. Nossa proposta foi criar uma sala de aula que rompesse com as características desse espaço tão padronizado. As aulas de plástica são diferentes e inusitadas. Por isso, inovamos em dois aspectos: a disposição e a forma das cadeiras. Construímos um espaço múltiplo com arquibancadas, cadeiras, bancos e banquetas dispostos de forma oval. Além disso, fizemos um “tapete” pintado no centro e duas janelas nas paredes: uma que se aproxima do real e outra subjetiva, em que as pessoas são convidadas a experimentarem a arte desenhando.







2 comentários:

Bianca Ribeiro disse...

Oie Lucas, adorei a menção ao EXTREME MAKEOVER. Eu amo o programa e foi uma ótima experiência para mim esse trabalho de plástica. Pintar parede é demais, né?
Beijo.

zazoza disse...

eu quase sempre choro no extreme makeover.